CONVITE LANÇAMENTO LIVRO - 04 de Agosto/2013

Um jeito brasileiro de entender a medicina chinesa

Geralda Nadyr Henriqueta Carniel lança no dia 4 de agosto, às 10 horas, no Solar do Rosário, em Curitiba, o livro "Promoção da Saúde em Harmonia com as Leis do Universo", o terceiro de uma série dedicada a fazer uma leitura mais brasileira dos princípios da medicina chinesa e do equilíbrio do Yin e do Yang.

Saiba como ter sono perfeito - TV Educativa 20/07/11

"Saiba como ter sono perfeito", foi o título do vídeo,
cuja reportagem foi exibida no dia 20/07/2011, na TV E-Paraná.
Nos primeiros 5 minutos (total de 13 minutos, a professora Geralda e algumas clientes, relatam sobre a importância do sono e os benefícios que obtiveram com o tratamento da Terapia Frio-Calor.

http://www.video.pr.gov.br



Acesse a reportagem sobre terapia da professora Geralda publicada no Jornal Agora Paraná

Acesse a reportagem sobre terapia da professora Geralda publicada no Jornal Agora Paraná
Aluna e parte da equipe do CEE juntamente com Profa. Geralda - feita pelo jornal Agora Paraná

Dicas de saude para um Outono saudável

Você pode acessar na íntegra a interessante reportagem publicada no Jornal Aqui Paraná, mostrando um pouco do trabalho terapeutico praticado no Centro e algumas dicas para um outono saudável, seguindo as indicações dos links relacionados abaixo e ou direto de nossa lista de LINKS -
01 CEE - reportagem profa. Geralda ao jornal Agora Paraná:

http://www.agoraparana.com.br/

http://agoraparana.uol.com.br/

Traz um resumo cujo título "Equilíbrio energético através da metodologia Carniel...." encaminha para a reportagem completa

http://agoraparana.uol.com.br/index.php/agora-2/1359-equilibrio-energetico-atraves-da-metodologia-carniel-terapia-frio-e-calor.html

e bom proveito para todos....

HORÁRIO DAS AULAS DE YOGA - Profa. Seloi

2as e 4as Feiras - 14:30 e 18:30 3a e 5as feiras - 8 Horas 3as feiras - 18:30 (só uma aula por semana)

6o CURSO PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE - Início 2o semestre 2011

SUGESTÃO
Assista aos vídeos
-"Sua Saude depende do Intestino" - 10 minutos
Dr Hiromi Shinya mostra a consequências de um intestino "preso"...
- Técnica para curar dor de cabeça tensional do cirurgião dentista Lincoln Z.
Estão lá em baixo, nas últimas opções de nossa lista de vídeos expostos no final desta página.

========

CURSO PARA MANUTENÇÃO DA SAÚDE

Duração: 1 mês
Investimento: R$ 110,00
Possibilidade de Horários
- 3as Feiras : Manhã das 9:00 as 11:00 horas
- 3as Feiras: Noite das 18:30 as 20:30 horas
- 5as Feiras: Tarde: das 14:30 as 16:30 horas

CONTEÚDO
- As Leis do Universo aplicadas ao corpo humano e suas práticas através da Medicina Chinesa.
- Reconhecer os sinais de desequilíbrio da energia "Frio-Calor".
- Desbloquear a musculatura, tendôes usando compressas quentes e/ou frias.
- Fazer a manutenção diária dos sentidos e couro cabeludo.
- Usar toques no banho para ativar a circulação.
Apostila teórica e exercícios práticos - direito a uma terapia individual.
CONTATO
(041) 3338-9557

Aula de 2010

Aula de 2010
Aula prática no CEE -profa. Geralda com instrutoras e alunas

SUGESTÕES do CEE para você curtir no Ano 2011!

Desejamos a você um 2011 de CURA TOTAL e PLENA.
Pratique seu EQUILÍBRIO diário no agir, pensar, falar, se alimentar - Cuide de você com zelo e carinho!
A propósito de vida saudável, recomendamos que pratique os exercícios do LIAN GONG ensinados de 2a a 6a feira na TV Cultura (Canal 9 - em Curitiba) das 8 às 8:30.
São 18 sequências de exercícios previnem alguns distúrbios de saúde - é uma ginástica desenvolvida na China, pelo Dr. Zhuang Yuen Ming, médico ortopedista da Tradicional Medicina Chinesa. Se preferir assistir pela Internet (não é o mesmo) uma indicação é esta.



Para quem não sabe o Padre Pio é uma espécie de protetor/patrono espiritual do CEE, então selecionamos 2 momentos para você saber um pouco mais sobre ele:
- Áudio para deleite - de Nelson Soares
- Um Vídeo com o filme dele (requer mais tempo para asistir porque está fragmentado em diversos pedaços (15 cortes de 8 minutos cada).

Audio e vídeo conta vida do Padre Pio

Resumo Biográfico do Padre PIO

Sobre Padre Pio de Pietrelcina (1887-1968)

Padre Pio nasceu no dia 25 de maio de 1887 em Pietrelcina, na arquidiocese de Benevento. Filho de Grazio Forgione e de Maria Giuseppa de Nunzio, foi batizado no dia seguinte, recebendo o nome de Francisco. Recebeu o sacramento do Crisma e a Primeira Comunhão, quando tinha 12 anos. Aos 16 anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, tendo aí vestido o hábito franciscano no dia 22do mesmo mês, e passou a chamar-se Frei Pio. Terminado o ano de noviciado, fez a profissão dos votos simples e, em 1907, a dos votos solenes. Depois da Ordenação Sacerdotal, recebida em 1910, permaneceu com sua família até 1916 por motivos de saúde. Em setembro desse ano de 1916, foi mandado para o convento de São Giovanni Rotondo, onde permaneceu até à morte. Padre Pio viveu em plenitude a vocação de contribuir para a redenção do homem, segundo a missão especial que caracterizou toda a sua vida. O momento mais prezado por ele era aquele em que celebrava a Santa Missa. Os fiéis presentes pressentiam a plenitude da sua espiritualidade. Esforçou-se também por aliviar os sofrimentos e misérias de tantas famílias através da fundação da Casa Sollievo della Sofferenza (Casa Alívio do Sofrimento), inaugurada em 1956. Padre Pio fazia tudo à luz da fé. Empenhou-se assiduamente na oração. Viveu imerso nas realidades sobrenaturais. Não só era o homem da esperança e da confiança total em Deus, mas, com as palavras e o exemplo, infundia estas virtudes em todos aqueles que se aproximavam dele. Durante mais de 50 anos, milhares de pessoas recorriam ao seu ministério e ao seu confessionário, em busca de conselho e conforto. Procuravam-no na igreja, na sacristia, no convento. E ele prestava-se a todos, fazendo renascer a fé, espalhando a graça, iluminando. Mas, sobretudo nos pobres, atribulados e doentes, ele via a imagem de Cristo e a eles se entregava de modo especial. Durante sua vida toda, experimentou os sofrimentos da alma. Ao longo de vários anos, suportou, com serenidade admirável, as dores das suas chagas. Recorreu habitualmente à mortificação para conseguir a virtude da temperança, conforme o estilo franciscano. Era temperante na mentalidade e no modo de viver. Desde a juventude, tivera uma saúde frágil e, sobretudo nos últimos anos da sua vida, declinou rapidamente. Padre Pio faleceu aos 81 anos, no dia 23 de setembro de 1968. Uma multidão extraordinária homenageou-o em seu funeral.

Você cuida de sua saude?

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Geralda e sua terapia "Frio - Calor"

ESCRITO POR MARI WEIGERT (jornalista, nossa sócia fundadora e por duas vezes presidente do CEE) por ocasião dos 75 anos da profa. Geralda, completados em junho 2009. Uma homenagem que prestou em seu site, conforme transcrito aqui.
http://www.pan-horamarte.jor.br/
http://www.pan-horamarte.jor.br/gente.html

Geralda e sua terapia “Calor - Frio” devolveu a vida para muitas pessoas

O pé quente e a cabeça fria são termômetros de um corpo saudável e equilibrado. Não é brincadeira não! Este conceito foi sempre defendido pela professora de Ioga e terapeuta, Geralda Nadyr Henriqueta Carniel, que criou um método simples de tratamento a partir da água quente e fria, gelo e sal para garantir a saúde do corpo. Fundadora de um centro terapêutico em Curitiba, e autora de dois livros – Cartilha para o Equilíbrio da Saúde e Frio-Calor: Causa do Desequilíbrio da Saúde – a terapeuta é gente que faz a diferença na arte da vida, como importante pesquisadora e pessoa dedicada ao bem estar de seus semelhantes.

A cura de uma tuberculose com Ioga e medicina natural na década de 80, motivou Geralda a pesquisar terapias alternativas. Seu espírito inquieto e naturalmente curioso a fez descobrir, por intermédio de um amigo e médico Mauro Carbonar, um livro que contava os segredos da medicina chinesa. Isso era pelos idos da década de 80, quando o assunto acupuntura ainda era tabu no Brasil e este livro era escrito em francês. Hoje, já existe exemplares em português que tratam do equilíbrio do Yin e do Yang.

À luz de vela, pois na sua chacrinha, em Piraquara, não tinha luz elétrica, a mestra Geralda traduziu avidamente os textos em francês e começou adaptar estes conhecimentos à nossa cultura. O que o chinês chama de Yin, o negativo, a energia da água, da lua, da mulher, ela simplesmente traduziu como “frio”. O Yang que chinês demonstra pelo positivo, sol, homem, ela denominou “calor”. O equilíbrio destes dois fatores promove a vida no universo, num movimento contínuo que envolve a alimentação, as estações, o corpo, a mente, a espiritualidade.

Heureka! Geralda descobriu a chave da saúde do corpo. Bastou adquirir estes conhecimentos para criar uma metodologia de tratamento para o desequilíbrio corporal, que ela chama de médtodo Carniel. A receita é simples e a alquimia quem faz é a natureza: compressas frias com panos úmidos, quentes com bolsa de água e sal grosso, fazem parte do arsenal, ou melhor, a ferramenta de trabalho da terapeuta.

Geralda já foi freira e escolheu o convento ainda criança, anos depois que perdeu o seu pai. É farmacêutica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e conta que aprendeu a ler somente com 10 anos. “Até então eu não conseguia entender o processo de alfabetização. Quem me ajudou foi uma freira que cozinhava no convento. Ao mesmo tempo em que a ajudava na cozinha, ela, com toda a paciência do mundo, aproveitava para me ensinar as primeiras letras”, relembra.

Assim é Geralda, cabelos brancos e olhos brilhantes e perspicazes quando buscam o diagnóstico num problema de saúde. Sensível a ponto de ficar com os olhos marejados de lágrimas quando conta sobre suas intuições, que iniciaram na infância, fala sobre o amor e o sentimento de solidariedade entre as pessoas.

Em Concórdia, Santa Catarina, onde viveu quando ainda era freira, fundou um lar/associação para abrigar meninos órfãos e de rua. Até hoje o local existe e a irmã Geralda já foi homenageada porque os meninos de ontem agora são homens, cidadãos respeitados na vida. Os interessados em conhecer o trabalho desta “guru” brasileira poderão procurar o Centro de Equilíbrio de Energia, na rua Myltho Anselmo Silva, nº777 – Fone 3338-9557

9 comentários:

  1. Geralda, parabéns pela sua presença ativa e importante no mundo!!
    Eu me inscrevi como sua seguidora e lá expresso o q vou repetir aqui.
    Que ainda não a conheço pessoalmente, mas mesmo assim, aproveito o ensejo para lhe agradecer por uma "divida impagável" q minha família e eu temos com vc. Deus sabe o qto lhe respeitamos e pedimos a ELE q sempre a abençoe e nunca a desampare.
    Admiro sua luta e vigor em prol de sua terapia.
    Eu, depois de aposentada, ajudo minhas filhas Lucineli e Daniele em suas empresas. Além delas, tenho um filho e 5 netos muito belos. Tenho muito orgulho de minha família e "minha terapia" tem sido usufruir do q construi e procuro viver intensamente cada dia, dando valor as amizades e as pequenas coisas q antes me pareciam sem importância. Procuro tb não guardar mágoas e tristezas e entendo melhor o significado da palavra Perdão. Falar perdão é uma coisa, e buscar perdão, é outra, muito diferente!
    No mais, eu agradeço as pessoas q, de uma forma ou de outra me ajudaram e ajudam a ver como o azul do céu é bonito até nos dias de chuva.
    Que Deus nos abençoe e inspire a viver produtivamente nossa "aposentadoria terapeutica", pois não?!
    Lucimar P.B.

    ResponderExcluir
  2. Dona Geralda, ao contrário de minha mãe (Lucimar q postou acima), já tive o prazer de lhe conhecer por conta das poucas terapias que recebi da Mab em seu espaço.
    Segundo ela, ainda tenho muito "frio" retido no corpo, mesmo depois de haver me mudado de Curitiba para outra cidade muito quente.
    O q é mesmo q estas diferenças podem produzir no meu corpo, segundo Mab ainda estou manifestando esse frio interno, principalmente nos membros inferiores, ela me explicou mas não me lembro.
    Se a senhora puder me explicar por meio desse blog, agradeço.
    Parabéns pelo seu trabalho e pelo lindo perfil de vida.
    Logo estarei na sua lista de seguidores de seu blog.

    Lucineli Branco

    ResponderExcluir
  3. Viu, dona Geralda, estamos em família!!!
    Tb tive o privilégio, assim como minha irmã Lucineli, de conhecê-la e me beneficiar de seu espaço por meio de sessões q recebi da Mab.
    Minha saúde requer cuidados mais "cuidadosos", digamos assim!
    Como minha mãe disse, nós temos uma intensidade de trabalho puxado e sempre vou me lembrar do q a senhora já me disse: sobre iniciar sua trajetória de vida implantando seu método terapêutico depois do cincoenta, me parece, e conquistando seus espaços de moradia e profissional tb após esta idade. Além de ter me alertado q temos algo em comum: nós criamos nosso próprio trabalho - ele nos estará sempre acompanhando onde quer q a gente vá.
    Eu não teria feito essa associação interessante entre alguém como a senhora (usando seu método na saúde) e eu podendo criar na área da engenharia/arquitetura.
    Sou muito perfeccionista e exijo de meu trabalho "acertos" contínuos! Isso é bom, me projeta no mecado de trabalho como alguém responsável, confiável, séria, competente, mas posso, pelo excesso, estar afetando minha saude.
    Um toque q vai lhe alegrar é q estou morando numa nova casa, Mab pode lhe explicar melhor sobre isso.
    Grata pela sua atenção e acolhida.
    Daniele Branco

    ResponderExcluir
  4. Daniele, estou feliz com seu primeiro passo: casa própria - este foi meu primeiro passo para crescer com estabilidade.
    Segundo passo, sua criatividade é inata, portanto é sua - ninguém tira.
    Por isso trate de encontrar um espaço adequado para desenvolver se trabalho.
    Trate de economizar!
    Eu precisei economizar muito para chegar onde estou.
    O importante é sempre ter uma reserva q vá crescendo, e qdo vc menos esperar, aparece uma oportunidade de compra.
    É isso!

    ResponderExcluir
  5. Lucineli,
    Qdo uma pessoa começa sentir frio externo é sinal de q vc já teve um calor externo muito intenso.
    Como esse calor não foi equilibrado, isto é , tirado o excesso de calor externamente e falta de um cuidado alimentar adequado, isto significa q seu corpo mudou a corrente energética.
    Todo o seu calor externo se transformou em frio e está ainda congestionando sua musculatura e provavelmente vai ter dores nas pernas, juntas - este é o segundo sinal q o corpo dá para tomarmos as provid~encias para não atingir os órgão e visceras internas.
    Então Lucineli, respondendo seu comentário postado aqui em 13 de janeiro. Mesmo vc vivendo agora em lugar quente, trate de continuar aquecendo seus pés e mãos e tirar a umidade do corpo com toalhinha seca. Depois sim, pode tomar um banho morno e após seque-se esfregando a toalha na pele e músculos para ativar sua circulação energética Yang - que é o calor q tem q ainda vir para superfície, a fim de queimar seu frio.
    O certo seria não sentirmos calor nem frio excessivos nas duas estações - verão e inverno.
    Geralda

    ResponderExcluir
  6. Geralda,
    q bom q vc agora tem esse espaço para a gente se comunicar!
    Vou fazer o histórico do meu tratamento pelo seu método, permitindo acesso a todos.
    Adianto q , segundo vc, se tratava de um dos seus casos mais difíceis, por conta de muita, muita e muuuiiitaaaa umidade...
    Marly teresinha Zoccoli

    ResponderExcluir
  7. Vamos destacar aqui, o relato que Anna R. fez por meio do "seguidores".
    Agradecemos pela sua pronta iniciativa e estamos torcendo para um parto mecerecidamente sereno.
    CONFIANÇA MÁXIMA é nosso desejo!

    "Minha mãe conheceu a Geralda há mais de 20 anos atrás, através de uma amiga comum. E hoje eu agradeço este momento, pois a vida de meu filho foi salva por este encontro.
    Eu estou grávida, não é minha primeira gestação, mas apesar das outras terem sido saudáveis esta é diferente.
    Meu bebê foi detectado em ecografia com rins policísticos infantil.
    O prognóstico foi de morte do bebê ainda no útero e diminuição progressiva do líquido amniótico.
    Esta diminuição aconteceu rapidamente, em duas semanas após a descoberta do problema ele estava quase ‘no seco’ com o índice de líquido (ILA) que deveria ser de 8, estava em 2,6! Chances de o líquido voltar eram nulas, segundo os diversos médicos que procurei - todos me aconselhando o aborto.
    Não havia tratamento possível! A falta de líquido ocasionaria muitos problemas ao bebê.
    Inconformada, procurei uma senhora amiga de minha mãe e ela me lembrou do tratamento da Geralda me aconselhando a procurá-la.
    Fui quase desesperada bater em sua porta. Ela, sem me prometer nada, sugeriu o início do tratamento com a terapia frio-calor. Depois da primeira sessão minhas pernas que estavam muito inchadas desincharam e eu comecei a urinar com cor laranja (eliminando as toxinas).
    No próximo exame houve uma melhora de 20% no líquido, mas o bebê ainda não estava bem e ainda por cima o cordão umbilical dava duas voltas em seu pescoço!
    Continuei com a terapia estimulada com a pequena melhora!
    Qual não foi a minha surpresa quando menos de um mês depois do início da terapia o líquido voltou ao normal, o cordão umbilical não estava mais enrolado no pescoço do bebê, sua bexiga, que nem aparecia mais nas ecografias, apareceu cheia e seus rins com alguma atividade!
    A minha surpresa foi grande, mas a dos médicos que me acompanham foi maior ainda!
    Eles disseram nunca ter visto esta melhora! Um milagre, eles dizem.
    Sim, concordo, um milagre proporcionado pela terapia frio-calor da Geralda!
    Eu agora aguardo para saber quando será o parto, que ainda, apesar das melhoras extraordinárias, terá que ser adiantado.
    Não se sabe como será quando o bebê nascer e que tratamentos o aguardam, mas ele tem chance de viver! E é isso que eu mais desejo. Que ele viva, muito, tudo, absolutamente tudo que meu pequeno lutador tiver para viver!
    Obrigada de coração para a Geralda, Tereza e toda a sua equipe!"
    Anna H.

    ResponderExcluir
  8. Veja Anna,
    quando o corpo faz seus "milagres" é pq ele sempre segue as ordens estabelecidas pelas leis do universo - elas já estão inseridas no próprio corpo da pessoa.
    Para fazer acontecer esse "milagre", é preciso conhecer muito bem a Medicina Chinesa, não apenas do pto de vista do corpo humano, mas da relação mais completa fornecida pela energética orgânica.
    Por isso é necessário dentro da energética orgânica, descobrir qual a chave que precisamos usar para desbloquear uma lei que não estava funcionando - no seu caso essa lei estava bloqueada - bloqueando a relação energética entre o seu Estômago e o Rim.

    Esta foi para nós a CHAVE que possibilitou aplicar nosso método de tratamento com êxito, conseguindo restabelecer novamente a relação energética entre seu Estômago e o Rim.
    Como disse antes: quando o corpo não consegue manter a ordem de funcionamento dessas leis, ele dá sinais externamente. No no seu caso vc sentia muito calor, azia, queimação no estômago, dor de cabeça, e o pior de tudo, era o inchaço nas pernas.

    Todos nós nos alegramos com a evolução construtiva - dos bons resultados manifestados entre você e João Francisco.
    Muito bom vc estar interessada em criar meios para expor essa sua experiência para encorajar pessoas com o mesmo problema. Nós tb vamos reunir as informações do tratamento sob nosso ponto de vista e destacar o seu caso mais adiante.

    Mas venho enfatizando com minha equipe de terapeutas e alunos que:

    A responsabilidade de manter a vida é do nosso corpo.

    Por isso é bom respeitarmos os seus sinais e se posssível tomar providências imediatas.

    Geralda Carniel

    ResponderExcluir
  9. Nasceu o "Chiquinho" - Francisco - dia 12 de fevereiro 2010, mamando com vontade (ainda pela sonda) e fazendo xixi e cocô q é fundamental para uma vidinha tão esperada pelos seus pais e mãe Anna (Vide 2 comentários acima deste onde ela relata as dificuldades dessa gravidez, cujos médicos consultados recomendavam aborto-Rins policístico.
    Todos nós do CEE lhe desejamos Parabéns e boas vindas e que Deus continue amparando as decisões.

    ResponderExcluir